sábado, 23 de abril de 2016

Arquivos religiosos da cidade de Aveiro

Arquivos religiosos da Cidade de Aveiro



livro arquivos-1
ARQUIVO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DE AVEIRO
Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria de Aveiro                      PT/ADAVR/DIO/AICMAVR
Associação do Sagrado Coração de Jesus de Aveiro                             PT/ADAVR/DIO/ASCJAVR
Confraria dos Apóstolos São Pedro e São Paulo de Aveiro                   PT/ADAVR/DIO/CASPSPAVR
Colegiada de São Miguel de Aveiro                                                             PT/ADAVR/DIO/CAVR17
Confraria do Divino Espírito Santo de Aveiro                                             PT/ADAVR/DIO/CDESAVR16
Congregação Mariana de Aveiro                                                                  PT/ADAVR/DIO/CMAVR
Confraria de Nossa Senhora da Graça de Aveiro                                                          PT/ADAVR/DIO/CNSGAVR17
Confraria do Senhor Jesus Crucificado da Glória de Aveiro                                        PT/ADAVR/DIO/CSJCAVR06
Confraria do Senhor Jesus e de Nossa Senhora do Rosário de Aveiro                    PT/ADAVR/DIO/CSJNSRAVR
Confraria do Senhor Jesus dos Passos da Glória de Aveiro                                       PT/ADAVR/DIO/CSJPAVR06
Fraternidade Sacerdotal da Diocese de Aveiro                                                                PT/ADAVR/DIO/FSDIOAVR
Irmandade das Almas da Quinta do Gato, Preza e Solposto de Aveiro                       PT/ADAVR/DIO/IAAVR06
Irmandade do Santíssimo Sacramento da Glória de Aveiro                                         PT/ADAVR/DIO/ISSAVR06
Irmandade do Santíssimo Sacramento do Espírito Santo de Aveiro                           PT/ADAVR/DIO/ISSAVR16
Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Miguel de Aveiro            PT/ADAVR/DIO/ISSAVR17
Juízo de Paz da Vera Cruz de Aveiro                                                                PT/ADAVR/DIO/JPAVR12
Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro                               PT/ADAVR/DIO/MNSMA
Obra das Vocações Sacerdotais de Aveiro                                                     PT/ADAVR/DIO/OVSAVR
Paróquia de Nossa Senhora da Glória de Aveiro                                         PT/ADAVR/DIO/PAVR06
Patronato de Santa Joana Princesa de Aveiro                                              PT/ADAVR/DIO/PSJPAVR

ARQUIVO DA PARÓQUIA DA VERA CRUZ DE AVEIRO
Apostolado da Oração da Vera Cruz de Aveiro                                                PT/ADAVR/DIO/AOAVR12
Confraria das Almas da Vera Cruz de Aveiro                                                   PT/ADAVR/DIO/CAAVR12
Confraria de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro                             PT/ADAVR/DIO/CNSAAVR15
Confraria de Nossa Senhora da Luz da Vera Cruz de Aveiro                        PT/ADAVR/DIO/CNSLAVR12
Confraria de Santo André da Vera Cruz de Aveiro                                            PT/ADAVR/DIO/CSAAVR12
Confraria da Santa Cruz da Vera Cruz de Aveiro                                              PT/ADAVR/DIO/CSCAVR12
Confraria do Senhor Jesus do Bendito da Vera Cruz de Aveiro                    PT/ADAVR/DIO/CSJBAVR12
Confraria da Santa Maria de Sá de Aveiro                                                        PT/ADAVR/DIO/CSMSAVR12
Confraria de São Roque da Vera Cruz de Aveiro                                             PT/ADAVR/DIO/CSRAVR12
Confraria da Santíssima Trindade de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro     PT/ADAVR/DIO/CSTAVR15                 
Irmandade do Senhor Jesus dos Passos de Aveiro                                      PT/ADAVR/DIO/ISJPAVR
Irmandade do Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro                                                                                                                                PT/ADAVR/DIO/ISSAVR15
Paróquia da Vera Cruz de Aveiro                                                                                PT/ADAVR/DIO/PAVR12
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Aveiro                                     PT/ADAVR/DIO/PAVR15

ARQUIVO DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE AVEIRO
Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro                                                            PT/ADAVR/DIO/OTSFAVR
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O projeto “DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE.” – Arquivos religiosos da cidade de Aveiro: Tratamento, organização e difusão, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do “Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de acervos documentais”, iniciou a 15 de Setembro de 2014 e ficou concluído a 15 de Setembro de 2015.
Demos o nome de “Casa de Deus em Aveiro” – DOMVS. ECCLESIAE. AVEIRENSE., pois vemos todo o conjunto documental à guarda da Diocese de Aveiro e respetivas 101 paróquias como o repositório de memória do que somos enquanto Igreja e comunidade, pelo que acreditamos que o Arquivo Diocesano seja o espaço agregador de ações que preservem e cuidem dessa memória.
Este projeto compreendeu apenas os fundos documentais existentes nos Arquivos das duas paróquias urbanas de Aveiro, paróquia de Nossa Senhora da Glória e Paróquia da Vera Cruz, acrescidos do Arquivo da Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro, os que denominamos de Arquivos religiosos da cidade de Aveiro.
As três instituições são detentoras de um importante e insubstituível conjunto de fundos documentais, arquivos hoje custodiados pelo Arquivo Diocesano de Aveiro. São os principais arquivos religiosos da cidade.
Com esta candidatura obteve a Diocese de Aveiro o financiamento necessário para desenvolver o projeto, que teve como principais objetivos a catalogação e a disponibilização ao público deste acervo, sem que fosse posta em causa a sua integridade física. Pretendeu-se assim, evitar o manuseamento continuado dos manuscritos, procedendo à respectiva digitalização e colocação numa base de dados online. Neste sentido, e para garantir a disponibilização da informação, toda a documentação foi devidamente catalogada, com a respetiva descrição arquivística e identificação dos seus conteúdos, foi conservada e, finalmente, na sequência destas fases do trabalho, procedeu-se à digitalização dos documentos.
Através de um acordo com o Arquivo Distrital de Aveiro o resultado final deste projeto incluiu a colocação do espólio documental na base de dados e a organização do presente catálogo online, com as imagens digitais dos exemplares, o que permite, ainda, o acesso mais imediato ao seu estudo para investigação e para preparação de futuras exposições, mostras bibliográficas e produção de material pedagógico, atendendo também a uma sensibilização na preservação deste património documental e histórico de carácter nacional.
Estes três Arquivos encontram-se acondicionados numa zona de Reservados do Arquivo Diocesano de Aveiro, em estantes, caixas e outro equipamento adequado, por razões de conservação do acervo.
O seu acesso à consulta, para investigadores, universitários e outros, pode fazer-se mediante pedido formal prévio à Chancelaria da Cúria Diocesana de Aveiro responsável pelo Arquivo Diocesano, mormente a documentação que pela avaliação se encontre em bom estado de conservação, ou a que não oferecer riscos de conservação no seu manuseamento.
Para obviar a estas restrições de acessibilidade à consulta desta coleção de manuscritos, compreende-se que, no contexto deste projeto de candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian, a mesma tenha sido disponibilizada ao público online, na base de dados DIGITARQ, no site do Arquivo Distrital de Aveiro (http://digitarq.adavr.arquivos.pt/), sob o marcador de pesquisa: DIO/, onde se poderá encontrar 9858 resultados relativos a estes.
Aqui, encontra-se informação completa sobre cada documento, maço ou livro, que contempla mais do que no catálogo, designadamente aspetos materiais e formais de cada um, e, ainda, o respetivo estado de conservação e o desdobramento de algumas das unidades de informação consideradas mais importantes para estudos de genealogia ou história local (alguns exemplos: livros de rol de confessados, pastorais e circulares da Diocese de Aveiro, legados pios, boletins de nascimento, atas, etc.)
Ressalvamos que alguns dos registos não poderão ser consultados em imagem digital pelo exposto no artigo 66.º do CCP para efeitos de restrição ou de limitação do acesso aos mesmos para salvaguarda de direitos do interessado.
Embora se conhece-se a existência da documentação tratada pelas descrições apontadas no estudos realizados em 1906 pelo aveirógrafo José Reinaldo Rangel de Quadros Oudinot, com recurso à consulta destes Arquivos, estudos editados em 2009 pela Câmara Municipal de Aveiro, o objetivo do presente catálogo online é o de disponibilizar de forma inédita os conteúdos de todo o espólio documental ao público de uma forma consistente, ora organizada de acordo com o seu atual inventário e com a respetiva imagem digital. Os três Arquivos foram organizados, na recente inventariação, segundo os diferentes fundos de entidade produtora da informação, com atribuição de cotas, que permitiram agrupá-los no catálogo presente em 38 fundos documentais.
No catálogo presente, cada fundo é apresentado com a descrição das datas de produção, da sua história administrativa, biográfica e familiar, custodial e arquivística e respetiva dimensão e suporte; para cada documento, maço ou livro manuscrito avulso é apresentado organizado por nível de descrição e respetivo código de referência seguida de uma descrição sumária e de bibliografia, quando existente, sendo acompanhada, na maioria dos exemplares, da respetiva imagem.
Na ficha técnica foram considerados os seguintes itens: Código de referência; Denominação/Título; Datas de produção; Dimensão e suporte; Entidade produtora; Âmbito e conteúdo; Sistema de organização; Condições de acesso; Idioma e escrita; Características físicas e requisitos técnicos; Existência e localização de cópias; Cotas; Notas; e Bibliografia (quando exista).
Espera-se que este projeto, financiado na íntegra pela Fundação Calouste Gulbenkian, seja um primeiro passo, potenciador e agregador de ações vindouras, nas impreteríveis operações de salvaguarda, conservação e divulgação do património documental à guarda da Igreja na região de Aveiro, que permanece ainda obscuro e inacessível e, por conseguinte, muito pouco estudado.
Os investigadores e eventuais interessados passam a ter um instrumento de pesquisa que lhes permite explorar o valioso manancial de informação, contida nos documentos que registam a ação e vivência destas instituições ao longo dos seus 625 anos de existência documental.

Sem comentários:

Enviar um comentário